Aconselhamento

O Aconselhamento é uma área de atuação normalmente exercida por psicólogos, orientadores educacionais, filósofos e assistentes sociais.
Na nossa língua, a palavra aconselhamento naturalmente é associada à palavra aconselhar e, por isso, pode ser mal interpretada. 

O objetivo deste trabalho não é dar conselhos ou opinar na vida de ninguém.

Este é um serviço de apoio, que se distingue da Psicoterapia pelo fato de não tratar das psicopatologias do comportamento.

Precisamos ainda distingui-lo da Psicopedagogia, cujo objetivo é tratar das dificuldades de aprendizagem, de forma preventiva e terapêutica.

Também difere do coaching, que está focado na performance, conquistas e excelência profissional.

O objetivo do Aconselhamento é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, desenvolverem seus potenciais, fazerem escolhas adequadas para a sua vida e administrarem com sabedoria os momentos de crise e estresse.

Nós somos os autores da nossa história.

Somos capazes de construir a nossa vida a partir do que recebemos dos nossos pais, familiares, educadores... das pessoas que influenciaram na nossa formação e, muito especialmente, a partir da essência que trouxemos ao nascer.

Mas essa construção não é tão fácil.

Vivemos num mundo que não favorece a nossa necessidade de introspecção e não respeita os nossos ritmos e premências pessoais. Somos bombardeados por um excesso de informações que não temos nem sequer tempo de digerir e assimilar. Difícil fazer opções num mundo rápido e cobrador, onde o que importa é a imagem e a produção.

Além disso, nossa vida é feita de muitas “passagens” que marcam a transição de uma fase do nosso desenvolvimento para outro. São momentos de crise, muito ricos, oferecendo a oportunidade de amadurecimento, se forem bem vivenciados.

Desde muito cedo passamos por experiências fortes, que podem nos tirar de uma condição estabilizada, como:

  • o nascimento de um irmão, 
  • a entrada na escola,
  • uma possível dificuldade de adaptação ao colégio escolhido pelos pais
  • a chegada da adolescência, 
  • as primeiras relações amorosas, 
  • a escolha da profissão,
  • casamento, 
  • separações, 
  • a chegada dos filhos, 
  • aposentadoria...  
Sem falar nos acontecimentos imprevisíveis que fazem parte da nossa condição de seres humanos.

Todas essas situações são ricas em possibilidades. Elas podem ajudar a nos conhecermos melhor e a dar um impulso no nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.  Se as crises forem bem vivenciadas, oferecerão possibilidade do amadurecimento que nos tornarão cada vez melhores. Isso às vezes é mais fácil... às vezes mais difícil...

E o estresse tão comum no nosso dia-a-dia? Estamos sabendo lidar com ele? Ou vamos vivendo cada dia, empurrando com a barriga, para ver se aguentamos mais um pouco?

Nos momentos em que a caminhada fica mais difícil, podemos contar com o serviço de Aconselhamento. O aconselhador nos ajudará a olhar com maior neutralidade e a ver com mais clareza nossas situações pessoais, dentro de um contexto mais amplo, para que possamos fazer opções mais conscientes que nos ajudem a sermos mais plenamente NÓS MESMOS!

Alguns benefícios que podemos encontrar no Aconselhamento:
· Autoconhecimento baseado no encontro com a própria Essência.
· Desenvolvimento das potencialidades
· Desenvolvimento sadio da personalidade
· Melhora a auto estima
· Desenvolvimento da criatividade
· Manutenção do estresse
· Solução de problemas
· Passagem mais tranquila pelos momentos de crises existenciais
· Passagem mais tranquila pelas crises previsíveis e normais do desenvolvimento individual
· Elaboração mais serena dos diversos lutos que passamos na nossa existência


Angelica Pio

Nenhum comentário:

Postar um comentário